Síndrome dos Ovários Micropolicísticos
01/09/2009
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma disfunção hormonal ovariana caracterizada por aumento dos hormônios masculinos, os andrógenos, dificuldade de ovulação, alteração menstrual com ciclos longos, hirsutismo, acne e obesidade.
É uma síndrome frequente entre as mulheres, que foi descrita pela primeira vez por Stein Levental há mais de cinqüenta anos. Atualmente, já se sabe que alguns casos cursa também com resistência à insulina, e pode evoluir a longo prazo para o Diabete Melitus tipo II, o que torna importante seu tratamento assim que diagnosticada.
Além da potencialidade do desenvolvimento de diabete, outro aspecto relevante diz respeito à fertilidade, que diminui com o hiperandrogenismo e anovulação crônica.
A auto-estima fica comprometida pela obesidade, aumento de pêlos e acne que muitas vezes se somam. Muitos tratamentos são propostos e, com eficácia, no sentido de controlar a produção hormonal em excesso: hormonioterapia, hipoglicemiantes, atividade física e até mesmo intervenções cirúrgica ovarianas são propostos no tratamento.
A acupuntura empregada como adjuvante neste arsenal terapêutico, reforça a eficácia, podendo ser utilizada na forma clássica. Isto é, com aplicações de agulhas em pontos previamente selecionados caso a caso, também pode ser potencializada pela técnica da eletroacupuntura, onde ondas elétricas moduladas são associadas às agulhas, por tempo determinado com aparelhos específicos.
Os mecanismos neurofisiológicos da acupuntura já estão bastante esclarecidos e a eletroacupuntura estimula a liberação de mediadores químicos endógenos por vias nervosas, que atingem o sistema nervoso central, e, no caso da SOP, estimulam os hormônios do sistema hipotálamo/hipófise/ovário.
Portanto a eficácia do emprego da acupuntura em mais esta patologia ginecológica tem sido comprovada e torna-se uma opção de tratamento.
Dra. Silvana Maria Silva Fernandes
Médica, especialista em Acupuntura da Orto Corpore