Obesidade – uma patologia também ortopédica
01/12/2011
A obesidade é cada vez mais comum. Segundo a Organização Mundial da Saúde há cerca de 300 milhões de pessoas obesas no mundo. A doença tem uma característica similar a hipertensão e diabetes: não tem cura. Ela exige cuidado e tratamento por toda a vida e a ortopedia pode ajudar nessa situação.
Segundo o ortopedista da Orto Corpore Claudio Kawano, a ortopedia faz parte de um tratamento multidisciplinar, realizado junto com especialistas de outras áreas como nutricionistas, fisioterapeutas e endocrinologistas que é essencial para os obesos conseguirem resultados.
“A investigação e identificação de possíveis lesões ou mesmo a prevenção são feitas através de uma avaliação física detalhada com exames complementares. Desse modo, é possível prevenir e tratar os obesos de lesões músculos esqueléticos, a fim de auxiliar no programa de redução de peso associado às atividades físicas.”
A obesidade está relacionada também ao aumento de dores, principalmente nos membros inferiores e na coluna. O peso excessivo causa sobrecarga em todo o sistema musculo esquelético trazendo dores lombares, compressão de raízes nervosas, aumento do desgaste articular (artrose) entre outras patologias.
“Esses problemas podem ser tratados com acompanhamento médico e fisioterapia. Além disso a fisioterapia auxilia uma pessoa obesa a não perder sua mobilidade e reflexibilidade, principalmente nas fases iniciais da obesidade.”