Grávidas buscam acupuntura para aliviar as dores da gestação
14/07/2011
As grávidas sempre buscaram métodos para solucionar as dores da gestação. Terapias não medicamentosas como massagem, fisioterapia e yoga são usadas para o alívio de tais dores e outros sintomas como o inchaço nas pernas. Ultimamente uma alternativa terapêutica tem sido utilizada com mais frequência pelas futuras mamães: a acupuntura.
A especialista em acupuntura da Orto Corpore, Dra. Silvana Maria Silva Fernandes acredita que essa ferramenta faz com que as grávidas se sintam mais confortáveis. “Durante a gestação a acupuntura pode ajudar na hemese gravídica (náuseas e vômitos da gestação), dores principalmente nas costas (lombalgia gestacional), enxaquecas e a ansiedade”, mas alerta, “a técnica deve sempre ser realizada por médico acupunturista, pois há pontos que devem ser evitados durante a gestação”.
Não há contra indicação. Todas as grávidas podem ser beneficiadas pela acupuntura, pois não tem interferência no processo gestacional, do ponto de vista da formação e desenvolvimento fetal. A especialista também explica que não existe um mês específico para começar o tratamento. “A grávida deve começar a acupuntura quando houver necessidade e não há um limite de sessões”, afirmou Fernandes.
A técnica ainda ajuda na parte emocional, porque controla a ansiedade e ameniza o estresse. Com relação ao trabalho de parto o emprego da acupuntura tem sido estudado e utilizado para analgesia, e na amamentação pode contribuir para casos de dificuldade na produção láctea.
O equilíbrio físico e mental maternos é essencial para uma gestação saudável, um parto tranqüilo, uma lactação eficiente e crianças mais tranqüilas e saudáveis.