Esportes de inverno podem trazer riscos
25/04/2011
Após o término das gravações da novela “Ti Ti Ti”, o ator Caio Castro realizou uma viagem ao Colorado, nos Estados Unidos e quebrou o braço enquanto esquiava.
“Apesar de não ser praticado no Brasil por motivos óbvios, o esporte na neve é muito popular nos países da Europa e América do Norte. A experiência dos brasileiros com o esqui ocorre geralmente em viagens de férias”, explica o ortopedista da Orto Corpore Carlos Henrique Fernandes.
Segundo o ortopedista, esse tipo de lesão é comum na prática dessa atividade “as lesões traumáticas são frequentes durante a prática dos chamados esportes de inverno e a literatura médica é bem específica”.
Fernandes participou de um treinamento em cirurgia de mão na Filadélfia e em Boston e acompanhou casos semelhantes ao do ator “durante meu treinamento em cirurgia da mão, tive a oportunidade de acompanhar o tratamento de vários pacientes que fraturaram o punho durante a prática recreacional do esqui e do snowboard. Alguns deles necessitaram até de cirurgia para correção da fratura. Este tipo de lesão acontece tipicamente com praticantes iniciantes”.
Se você pretende viajar e vai praticar esse tipo de esporte, o ortopedista passa algumas recomendações:
– Siga os códigos de segurança da pista de esqui. Se você provocar um acidente pode ser responsabilizado criminalmente.
– Fique atento as orientações do seu instrutor. As lesões são mais comuns em iniciantes e maus hábitos aprendidos no inicio são difíceis de corrigir mais tarde.
– Alugue equipamento de uma empresa recomendada. Os funcionários da empresa devem ajustar seu equipamento. Nunca utilize equipamentos emprestados se não forem próprios para seu peso e altura. Os equipamentos devem incluir roupas adequadas, capacete de proteção, óculos de sol de boa qualidade e protetor solar.
– Faça alongamentos antes. Eles evitam lesões.
– Reconheça quando você precisa de um descanso, pois, a maioria dos acidentes ocorre quando o praticante está cansado.
– Nunca vá além da sua habilidade, não tente acompanhar amigos mais experientes, mas também, nunca vá para uma pista sozinho.