Corra sem lesões
14/09/2011
Cada vez mais os corredores de rua estão presentes na paisagem da cidade. Essa busca por qualidade de vida deve ocorrer de forma saudável, por isso é importante que o atleta tenha um acompanhamento médico e saiba como evitar as lesões.
A fasceíte plantar é uma lesão que apesar de pouco conhecida pode afastar o esportista por um tempo significativo. “A fasceíte é um processo inflamatório do ligamento da planta do pé em sua origem, no osso do calcanhar”, explica o especialista em cirurgia do pé da Orto Corpore, Dr. Marco Túlio Costa.
Permanecer longos períodos em pé, usar calçados com sola dura e a obesidade, são alguns dos fatores que estão relacionados com a fasceíte. “O sintoma típico da fasceite plantar é a dor na planta do pé, que costuma ser pior logo pela manhã quando o colocamos no chão. Este sintoma é conhecido como dor da primeira pisada”.
O especialista também explica métodos para impedir a lesão. “Usar calçados confortáveis, com sistema de amortecimento e discreta elevação no calcanhar podem ajudar a prevenir. No entanto, a melhor prevenção é o alongamento da fascia plantar e da musculatura posterior da perna
Para complementar o tratamento, o atleta pode fazer fisioterapia, tomar antiinflamatórios e fazer a imobilização com botas específicas. “Quando este tratamento falha, a terapia por ondas de choque pode ser uma alternativa”. O tempo de recuperação varia de paciente para paciente. “Alguns melhoram rapidamente, outros demoram bastante e precisam até de cirurgia” finaliza Marco Túlio.