Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
07/05/2010
O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho é celebrado todo dia 28 de abril. A data também é considerada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Tudo que fazemos, desde os mais simples gestos como um abano do dedo indicador como forma negativa até os movimentos mais precisos como durante a realização de uma cirurgia utilizamos nossas mãos. Elas são nossas ferramentas naturais de contato com o meio externo. Por isso, infelizmente, nossas mãos estão expostas a lesões provocadas por traumas acidentais.
No trabalho, os acidentes que envolvem as mãos são os campeões de estatísticas. Dados da Dataprev indicam, em 2004, 7.405 amputações de mãos entre os cerca de 23 milhões de segurados do Seguro de Acidentes do Trabalho. A conta de tudo isto, quem paga somos todos nós, contribuintes que pagamos nossosimpostos. São R$ 32,8 bilhões gastos por ano, segundo dados da Previdência Social, com benefícios por incapacidade temporária ou permanente, considerando-se que parte majoritária da assistência é prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que os benefícios por incapacidade temporária ou permanente são arcados pelo Ministério da Previdência Social e que parcela dos trabalhadores passa a ser beneficiária da Assistência Social.
O cirurgião não usa luvas para se proteger e proteger o paciente? O goleiro de futebol não usa luvas? Porque então não proteger as mãos nas diversas atividades? Porque não seguir as regras de segurança?
Lembre-se, a prevenção é fundamental. Seja cuidadoso com as suas mãos.
Carlos Henrique Fernandes
Ortopedista, especialista em Cirurgia de Mão da Orto Corpore